|
|
Descrição Cores TICA A TICA reconhece os gatos em vinte divisões de cor, divididas em quatro categorias principais baseadas no grau de pigmentação sendo elas as seguintes: Categoria cor tradicional, Categoria cor pointed, Categoria cor sépia, e Categoria cor mink. As últimas três categorias incluem gatos que são afectados por alelos mutantes no sítio do albino, resultando numa diminuição da melanina nas zonas mais quentes do corpo. A Categoria cor pointed inclui aquelas cores que têm sido associadas aos Siameses e aos Himalaias entre outras raças, a Categoria cor Sepia inclui as Birmanêsas e a Categoria cor Mink inclui as cores Tonkinésias. Dentro destas quatro categorias (Tradicional, Pointed, Sépia e Mink) são reconhecidas cinco divisões padrão:
Divisão Sólida: Gatos que têm uma cor sólida sem listas reconhecíveis, manchas, ponteado, branco ou prateado.
Divisão Carapaça de tartaruga: Gatos que são heteroziguos no sítio da laranja ligada ao sexo (i.e., vermelho num dos dois cromossomas-X sem agouti (padrão malhado) ou manchas prateadas ou brancas).
Divisão Prata e/ou Fumo: Gatos que exibem o factor inibidor (prata/fumo), resultando num casaco interior branco, independentemente do grau de expressão.
Divisão Malhada: Gatos que têm o factor agouti, permitindo assim a expressão do padrão malhado. Muitos vermelhos não-agouti também se encontram nesta classe visto que os alelos não-agouti não são completamente operáveis no pigmento phaeomenalistico (vermelho).
Divisão Particor: Gatos que exibem o factor das manchas brancas independentemente da quantidade de branco (com a excepção dos medalhões) ou da cor básica de fundo. Cada uma das vinte divisões é avaliada separadamente por prémios divisionais, independentemente das outras divisões que podem ou não estar presentes. Os campeões divisionais competem para Melhor da Raça ou Tipo de Grupo, prémios que não estão associados com os pontos do campeonato mas que podem ser usados durante o julgamento ao calcular os prémios finais e também os pontos que se juntaram. Nalguns grupos de raça, os prémios de nível sepia podem ser atribuídos com base em designações tradicionais de "raça" ou elegibilidade para prémios oferecidos por clubes de criação com interesse especial, mas estes não têm qualquer reconhecimento oficial ou pontos em relacão a prémios dentro da Associação Internacional de Gatos. Todas as raças devem estar de acordo com o padrão das descrições de cor abaixo fornecido. A única excepção deverá ser as raças que são reconhecidas apenas numa única cor ou padrão. Para estas raças, uma é referida como padrão de raça individual para descrições. O produto geneticamente antecipado de quaisquer duas cores reconhecidas será também uma cor reconhecida de uma dada raça. Exemplos de casos específicos de aplicação geral aparecem nos parágrafos seguintes, contudo, as aplicações não estão limitadas àquelas especificamente mencionadas. Uma raça pode escolher reconhecer apenas as cores eumelanisticas (baseadas no preto) ou as cores phaeomelanisticas (baseadas no preto). O reconhecimento de ambas implica também a automática aceitação das carapaças de tartaruga correspondentes. Se tanto o listado eumelanistico como o phaeomelanistico forem aceites, os padrões torbie correspondentes também serão aceites. Qualquer raça que aceite a divisão particor em qualquer cor deverá incluir a combinação do branco com qualquer das cores aceites para a raça. Uma raça que reconheça tanto a cor sepia como a pointed deve também aceitar as cores mink para o campeonato. Uma raça pode escolher restringir o reconhecimento para o campeonato a uma única categoria ou subcategoria. Uma raça que reconheça gatos de qualquer das cinco tradicionais divisões de cor deve aceitar todas as cores destas divisões para o campeonato. Uma raça que reconheça todas as cinco divisões apontadas deve aceitar todas as cores destas divisões para o campeonato.
RAÇAS Grupo Abissínio Abissínio Somali Categorias Tradicionais, Divisão Malhada, limitada as cores eumelanisticas e apenas ao padrão agouti (ver padrão de raça).
Rabo Curto Americano Todas as categorias, todas as divisões, todas as cores.
Grupo Americano Encaracolado Americano Encaracolado Todas as categorias, todas as divisões, todas as cores.
Americano Encaracolado de Pelo Curto Todas as categorias, todas as divisões, todas as cores.
Grupo Americano de Pelo Curto Americano de Pelo Curto Categoria Tradicional, todas as divisões, todas as cores. Americano Pelo de Arame Categoria Tradicional, todas as divisões, todas as cores.
Bengala Categoria Tradicional, Divisão Malhada, apenas o Malhado de Manchas Castanhas, Categoria Sepia, Divisão Malhada, Malhado com manchas sepia marcadas, apenas o malhado de sepia marcado tipo mármore, Categoria Mink, Divisão Malhada, Malhado com manchas marcadas, apenas o malhado de mink marcado tipo mármore, Categoria cor pointed, Divisão Malhada, apenas marcas de lince agudas (com manchas ou tipo mármore).
Birmânico Categoria pointed, Divisão Particor, marcas sólidas, marcas tartaruga e marcas de lince de cor (ver padrão de raça para as marcas).
Britânico de Pelo Curto Categoria Tradicional, todas as divisões, todas as cores.
Grupo Burmese Burmese Categoria Sepia, Divisões Sólida e Carapaça de Tartaruga, todas as cores. Bombaim Categoria Tradicional, Divisão Sólida, so preto.
Tiffany Categoria Sepia, Divisões Sólida e Carapaça de Tartaruga , todas as cores.
Califórnia Spangled Categoria Tradicional, Divisões Prata/Fumo e Malhada, apenas o Padrão de Manchas: malhado prateado, malhado carvão, malhado bronze, malhado vermelho, malhado azul, malhado castanho, malhado preto.
Chartreux Categoria Tradicional, Divisão Sólida, apenas azul (ver padrão de raça).
Cornish Rex Todas as categorias, todas as divisões, todas as cores.
Devon Rex Todas as categorias, todas as divisões, todas as cores.
Mau Egípcio Categoria Tradicional, Divisões Prata/Fumo e Malhada, apenas padrão de manchas, apenas cores eumelanisticas (ver padrão de raça).
Havana Categoria Tradicional, Divisão Sólida, apenas cores eumelanisticas com base em diluição chocolate (chocolate, lilás).
Animal de Estimação Todas as categorias, todas as divisões, todas as cores.
Grupo Japonês de Rabo Curto Japonês de Rabo Curto Todas as categorias, todas as divisões, todas as cores. Japonês de Rabo Curto e Pelo Comprido Todas as categorias, Todas as divisões, todas as cores.
Korat Categoria Tradicional, Divisão Sólida, apenas azul (ver padrão de raça).
Maine Coon Categoria Tradicional, todas as divisões, todas as cores.
Grupo Manx Manx Todas as categorias, todas as divisões, todas as cores.
Cymric Todas as categorias, todas as divisões, todas as cores.
Nebelung Categoria Tradicional, Divisão Sólida, apenas azul.
Norueguês Categoria Tradicional, todas as divisões, todas as cores.
Ocicat Categoria Tradicional, Divisões Prata/Fumo e Malhada, apenas padrão de manchas, apenas cores eumelanisticas.
Ojos Azules Todas as categorias, todas as divisões, todas as cores, as divisões aguda e particor devem exibir a característica ponta da cauda branca, visto que estas cores podem ter olhos azuis por razões não relacionadas com o gene invulgar do Ojos.
Grupo Persa Pelo Curto Exótico Todas as categorias, todas as divisões, todas as cores.
Persa Categoria Tradicional, todas as divisões, todas as cores.
Himalaia Categoria Aguda, todas as divisões, todas as cores.
Persa tipo Pelo Comprido Categoria Sepia, todas as divisões, todas as cores. Categoria Mink, todas as divisões, todas as cores.
Ragdoll Categoria pointed, Divisões Sólida e Particor, apenas cores eumelanisticas (ver padrão de raça para as marcas e cores aceites).
Russian Blue Categoria Tradicional, Divisão Sólida, apenas azul (ver padrão de raça).
Grupo Scottish Fold Scottish Fold Categoria Tradicional, todas as divisões, todas as cores. Scottish Fold de Pelo Comprido Categoria Tradicional, todas as divisões, todas as cores.
Grupo Selkirk Rex Selkirk Rex Todas as categorias, todas as divisões, todas as cores. Selkirk Rex de Pelo Comprido Todas as categorias, todas a divisões, todas as cores.
Grupo Siamês Siamês Categoria Pointed, todas as divisões, todas as cores. Balinês Categoria Poinred, todas as divisões, todas as cores. Oriental de Pelo Curto Categoria Tradicional, todas as divisões, todas as cores. Oriental de Pelo Comprido Categoria Tradicional, todas as divisões, todas as cores.
Sibério Categorias Tradicional, Sépia e Mink, todas as divisões todas as cores.
Singapura Categoria Sépia, divisão tabby, apenas marcas sépia (ver padrão de raça).
Snowshoe Categoria Pointed, divisão particor, apenas cores eumelanisticas sólidas pointed, apenas padrões mitted e bicolores.
Sphynx Todas as categorias, todas as divisões, todas as cores.
Sterling Categoria Tradicional, divisão tabby, dourado ensombreado e chinchilla, apenas preto; divisão prata e/ou fumo, prateado sombreado e chinchilla, apenas preto.
Tonkines Categoria Sépia, divisão sólida, apenas cores eumelenisticas; Categoria Mink, divisão sólida, apenas cores eumelenisticas; Categoria Pointed, divisão sólida, apenas cores eumelenisticas.
Angorã Turco Categoria Tradicional, todas as divisões, todas as cores.
Turkish Van Categoria Tradicional, apenas divisão particor, apenas padrão harlequim (ver padrão de raça para as marcas e cores aceites). A TICA aceita seis graus de diluição em todas as divisões. (Apesar do termo "diluição" ser uma designação um tanto incorrecta, aqui é usado por causa da sua familiaridade dentro do mundo dos gatos.) Esses graus são:
Também há estados de dupla diluição, gatos homozigotos para ambos os azuis e um dos alelos castanhos. A dupla diluição com chocolate é o típico lilás, às vezes referido como lavanda ou glacé. O alelo cor de canela dá uma cor creme ligeiramente mais clara referida nestes padrões como cor de corço.
DIVISÕES SÓLIDAS ão reconhecidas as seguintes cores sólidas: CORES TRADICIONAIS SÓLIDAS São reconhecidas as seguintes cores sólidas: DESCRIÇÃO DAS CORES: Preto: preto lustroso de azeviche, com uma cor sadia da raiz às pontas do pelo. A pele do nariz e as almofadinhas das patas devem ser de um preto carvão ou de um preto acastanhado.
Azul: Azul uniforme, de preferência com sombras mais claras. As almofadinhas das patas e a pele do nariz devem ser de um azul acinzentado.
Chocolate: Tom rico de castanho chocolate ; a cor tende mais para o vermelho acastanhado do que para o preto acastanhado ou o sépia de foca (sable). As almofadinhas das patas e a pele do nariz devem ser de um tom semelhante mas com um ligeiro sombreado rosa.
Cor de canela: Um tom creme bem avermelhado ou um baunilha acaramelado; uma cor mais clara do que o chocolate. As almofadinhas das patas e a pele do nariz devem ser de um moreno rosado.
Lilás: Cinzento-glacé com um tom rosado. As almofadinhas das patas e a pele do nariz devem ser de um rosa lavanda.
Cor de corço: De um castanho acinzentado quente a um moreno cor de cogumelo que é algo semelhante ao castanho dos sacos de papel. As almofadinhas das patas e a pele do nariz vão de um rosa empoeirado a um rosa forte.
Vermelho: Vermelho profundo, vistoso e bem definido. As almofadinhas das patas e a pele do nariz devem ser de um vermelho rosado.
Creme: Cor de couro. As almofadinhas e a pele do nariz devem ser de um vermelho rosado.
Branco: Característica epistática que encobre todas as cores e padrões que o gato possa ter. Por vezes esta cor está presente no cimo da cabeça do gatinho à nascença, mas esta mancha vai desaparecendo com o tempo e geralmente desaparece completamente no primeiro ano de idade. As manchas de cor que se limitem ao cimo da cabeça não devem ser penalizadas nos gatinhos e nos jovens gatos adultos. À excepção deste caso, os pelos coloridos devem ser considerados defeito. O branco deve ser puro e limpo. As almofadinhas das patas e a pele do nariz devem ser cor de rosa. A cor dos olhos vai do dourado ao laranja, ao cobre intenso com a excepção dos brancos cuja cor dos olhos pode ser azul (ou vermelha-azul no caso dos brancos albinos), dourada (ou laranja ou cobre), ou um olho de cada cor (um olho dourado ou laranja e um olho azul). Dá-se preferência a cores mais profundas, mais ricas e vibrantes. As únicas excepções são as raças reconhecidas apenas na divisão sólida para as quais o verde é a única cor dos olhos aceite (Havana, Korat, Russian Blue) ou raças para as quais a cor dos olhos é consoderada independente da cor do pelo e tanto o cobre como o verde tradicional são aceites (Maine Coon, Japonês de Rabo Curto, Norwegian Forest e o Oriental de Pelo Curto). Com olhos verdes nestas raças, assim como com olhos cobre, preferem-se as cores mais vivas e mais profundas. Uma cor de olhos pálida ou errada é considerada uma imperfeição. Uma cor de olhos errada que se note bastante pode ser motivo para uma desqualificação. Faz-se uma excepção às raças das categorias II e III para as quais uma cor de olhos errada não constitui uma desqualificação (Cornish Rex, Cymric, Devon Rex, Manx e Sphynx). Por vezes notam-se nos gatinhos umas ligeiras marcas tabby as quais não devem ser seriamente penalizadas. No gato adulto, quaisquer marcas perceptíveis devem ser consideradas imperfeições e devem ser penalizadas de acordo com a gravidade do defeito e a idade do gato em questão. Medalhões ou manchas na barriga constituem desqualificação automática excepto para as raças das categorias II e III que continuam a permitir tais defeitos (Cornish Rex, Cymric, Manx, Norwegian Forest, Devon Rex e Sphynx). A cor do pelo deve ser uniforme e sã até às raízes. Cores esgotadas ou a parte inferior do pelo esfumaçada é considerada uma imperfeição.
CORES SÓLIDAS SÉPIA E MINK O factor Sépia (castanho Burmese) reduz a quantidade de pigmento nos grânulos de melanina, tendo como resultado uma cor mais pálida do que nas correspondentes cores sólidas totais.
Cores Sépia totais: DESCRIÇÃO DAS CORES: Sépia de foca (sable): O espécime maduro deve ser de um castanho sable rico e quente, degenerescendo quase imperceptívelmente para uma coloração mais clara nas partes de baixo. As almofadinhas das patas e a pele do nariz são de um profundo castanho.
Sépia azul: No gato maduro, a cor do pelo deve ser de um cinzento brilhante e prateado e com uns tons mais quentes. As almofadinhas das patas são de um cinzento azulado escuro.
Sépia chocolate (champanhe): No gato maduro, a cor do pelo deve ser de um beige cor de mel com uns tons que vão do cinzento ao rosa forte. Os tons rosa da carne podem-se notar nas orelhas. As almofadinhas das patas e a pele do nariz devem ser de um castanho rosado.
Sépia cor de canela: O adulto é de um tom de mel a um dourado matizado de laranja. As almofadinhas das patas e a pele do nariz devem ser de um moreno rosado.
Sépia lilás (platina): No gato maduro, a cor do pelo deve ser de um cinzento de prata platinado claro, com uns tons esbatidos cinzentos rosados. As almofadinhas das patas e a pele do nariz devem ser de um rosa acinzentado.
Sépia cor de corço: O gato adulto é de um beige quente. as almofadinhas das patas e a pele do nariz vão de um rosa empoeirado ao rosa forte.
Sépia creme: O espécime ideal vai de um amarelo-alaranjado a um laranja-melão. As almofadinhas das patas e a pele do nariz são rosa forte. A cor dos olhos vai do amarelo ao cobre profundo, como nas outras sólidas. O verde é um defeito e o azul (genéticamente pouco verosímil) dá lugar a uma desqualificação. Os gatinhos nascem claros e vão escurecendo com a idade. Só é permitida uma cor mais pálida e umas possíveis ligeiras marcas tabby nos gatinhos e gatos jovens. A característica sépia é um alelo no mesmo local do factor pointed. O sépia entre cor point e cor sépia ( i. e., um gato que tanto tem o alelo sépia como o alelo pointed) produz umas cores ligeiramente sólidas com olhos azuis-esverdeados ou aguados normalmente referidos como tons «mink».
Cores Mink: DESCRIÇÃO DAS CORES: Mink de foca: O corpo é de um castanho médio, mudando para um tom ligeiramente mais claro nas partes de baixo. As manchas vão de um chocolate escuro ao sable. A pele do nariz e as almofadinhas das patas vão de um castanho médio a um castanho escuro, coincidindo com a intensidade das manchas. Pode ter um tom rosado.
Mink azul: O corpo vai de um azul acinzentado suave a um azul médio. As manchas são mais escuras que a cor do corpo, de um azul médio à ardósia, em relação directa com a cor do corpo. A pele do nariz e as almofadinhas das patas são de um azul-acinzentado tão ou mais escuro do que as manchas. Pode ter um tom rosado.
Mink chocolate: O corpo é de um creme cor de couro, escurecendo para cor de couro nos gatos mais velhos. A pele do nariz vai de um taupe rosado a um castanho claro. As almofadinhas das patas vão de um rosa forte a um castanho claro. Pode ter um tom rosado.
Mink cor de canela: O corpo vai de um dourado ao âmbar com matizes amarelas-alaranjadas (i.e., cor de morango-louro). As manchas são de um moreno avermelhado claro, com uma sombra suave cor de terra ou cor de canela. A pele do nariz e as almofadinhas das patas vão de um rosa cor de pêssego a um rosa salmão.
Mink lilás: O corpo vai de um pérola muito claro a um cinzento prateado, muitas vezes com uns tons quentes. As manchas vão desde o estanho claro a um taupe cinzento com um aspecto rosa lavanda. A pele do nariz vai desde o rosa lavanda ao cinzento lavanda. As almofadinhas das patas vão de um rosa avermelhado a um rosa cinza ou rosa lavanda.
Mink cor de corço: O corpo é de um beige cor de areia rosado muito leve. As manchas são de uma cor de couro rosado quente, um tom de moca ou cacau claro, com tons claros de cinzento lavanda. A pele do nariz vai de um rosa avermelhado a um rosa empoeirado. As almofadinhas das patas vão de um rosa cor de concha a um rosa avermelhado.
Mink vermelho: A cor do corpo é de um pálido beije cor de pêssego com umas matizes amarelas-alaranjadas nas pontas. As almofadinhas das patas e a pele do nariz são rosa avermelhado.
Mink creme: A cor do corpo é de um creme pálido com um creme amarelo-alaranjado a fugir para a cor pointed. As almofadinhas das patas e a pele do nariz são rosa avermelhado. A cor do pelo é mais clara do que as cores sépia correspondentes, no entanto são mais escuras do que a cor do corpo da cor pointed correspondente. O espécime maduro deve ser de uma cor rica e forte tendo uns sombreados quase imperceptíveis e ligeiramente mais claros nas partes de baixo. É permitida uma cor mais clara nos gatinhos e nos gatos jovens e uma cor do corpo mais escura nos gatos mais velhos, mas deve haver um contraste bem definido entre a cor do corpo e as manchas. A cor dos olhos também é intermediária sendo de um azul-esverdeado, indo o sombreado de um verde-mar ao turquesa. É dada preferência à profundeza e limpidez das cores. As marcas tabby sombreadas são consideradas um defeito.
CORES SÓLIDAS POINTED DESCRIÇÃO DAS CORES:
Point de foca: A cor do corpo do point de foca deve ser uma cor de corço ou creme pálido e uniforme, variando gradualmente para uma cor mais clara na barriga e no peito. As marcas devem ser de um castanho de foca denso e profundo. as almofadinhas das patas e a pele do nariz devem ser de um castanho de foca.
Point azul: A cor do corpo do point de foca deve ser de um cinzento platinado uniforme ou de uns tons azuis, variando gradualmente para uma cor mais clara na barriga e no peito. As manchas devem ser de um tom azul-acinzentado mais profundo. As almofadinhas das patas e a pele do nariz devem ser de um azul-acinzentado escuro.
Point chocolate: A cor do corpo do point chocolate deve ser de marfim por todo o corpo, e se variar será apenas na cor das manchas. As manchas devem ser de uma cor quente de chocolate de leite. As almofadinhas das patas devem ser de um rosa salmão e a pele do nariz de um rosa velho.
Point cor de canela: Esta cor deve ser cor de couro a fugir para o marfim por todo o corpo, e se variar será apenas na cor das manchas. Estas devem ser de um castanho de cor de canela avermelhado. As almofadinhas das patas devem ser de um rosa salmão e a pele do nariz de um rosa velho.
Point lilás: A cor do corpo do point lilás deve ser de um branco leite uniforme, e se variar é só na cor das manchas. As manchas devem ser de um tom cinzento lilás ou rosado, permitindo o pigmento diluído ver a cor da carne. as almofadinhas das patas devem ser de um tom rosa coral e a pele do nariz de um tom lilás velho translúcido.
Point cor de corço: A cor do corpo do point cor de corço deve ser de um marfim creme. As manchas vão de um beije quente ao taupe. As almofadinhas das patas e a pele do nariz devem ser de um rosa empoeirado.
Point vermelho: O corpo do point vermelho deve ser de um branco cremoso, quente e uniforme, variando, se for caso disso, no mesmo tom das manchas . As manchas devem ser de um vermelho alaranjado profundo, uma cor «quente», quanto mais profunda melhor. As almofadinhas das patas e a pele do nariz devem ser de um rosa forte.
Point creme: A cor do corpo do point creme deve ser de um branco imaculado por todo o corpo, variando, se for caso disso, para o mesmo tom das manchas. Estas podem ser qualquer tom de creme até ao creme pálido. A impressão do conjunto é de ser uma cor «morta» como oposição a uma cor «quente». Em exemplares mais profundos, a impressão será de um creme muito pálido com um tom lilás. As almofadinhas das patas e a pele do nariz devem ser de um rosa avermelhado.
Branco Albino: Também existem gatos completamente albinos, como resultado de um alelo recessivo no local do albino. O gato que daí resulta é branco com olhos azuis. a pele é de um tom rosado, o que dá para ver através do pelo em sítios em que este é mais fino, como é o caso das orelhas. a pele do nariz e as almofadinhas das patas são igualmente rosadas. A tonalidade dos olhos vai desde o azul pálido ao azul mais escuro, quase preto. A principal distinção entre este gato e o branco tradicional de olhos azuis é uma matiz rosa avermelhada na cor azul. A cor dos olhos nunca é amarela, cobre, verde ou indefinida, o que constitui uma distinção do branco dominante da divisão tradicional sólida. O exame do pedigree também é uma distinção útil dado que o verdadeiro albino não precisa (e na verdade quase nunca tem) de ter um progenitor branco, ao contrário da maioria dos gatos brancos que devem ter pelo menos um dos progenitores branco. Qualquer evidência de pigmentação no pelo ou a ausência da matiz rosa avermelhada nos olhos iria sugerir que o gato não é um verdadeiro albino. Os gatos albinos não são aceites para as exposições dos campeonatos. O alelo pointed da série albina também aparece na divisão sólida. Nestes gatos, a cor dos olhos é azul, quanto mais profunda melhor. O estrabismo (olhar trocados) é um problema inerente a este padrão. Enquanto que não pode ser completamente desqualificado, pode ser penalizado conforme a gravidade. Um estrabismo muito marcado pode dar lugar a uma desqualificação. A cor do corpo devia ser uma versão pastel da cor point, variando com um tom mais claro no peito e na barriga (isto vê-se muito menos nas cores claras). Podem-se desenvolver umas manchas mais escuras em pontos de pressão como as ancas, especialmente nos gatos mais velhos. Manchas mal emparelhadas devem ser penalizadas. O contraste fraco entre a cor do corpo e a cor point também deve ser penalizado. A cor point só se desenvolve com a idade, sendo que os gatinhos pointed nascem praticamente brancos. Por isso deve-se aceitar uma cor point esbatida como marcas incompletas nos gatinhos e nos jovens adultos. As marcas tabby esbatidas são consideradas um defeito tanto nas cores pointed sólidas como nas sólidas mais tradicionais.
DIVISÕES CARAPAÇA DE TARTARUGA O gato carapaça de tartaruga tem tanto o alelo eumelanistico como o phaeomelanistico. Visto que o local do pigmento phaeomelanistico (cor de laranja ou vermelho) se encontra no cromossoma-X, um gato que tenha as duas cores terá geralmente dois cromossomas-X e é geralmente uma fêmea. Também existem machos tartaruga, mas são frequentemente estéreis e por isso são geralmente exibidos em campeonato na classe dos castrados. São reconhecidas as seguintes carapaças de tartaruga:
CORES TRADICIONAIS CARAPAÇA DE TARTARUGA DESCRIÇÃO DAS CORES:
Existem tartarugas em todos os seis graus de diluição. O sépia (Burmese), mink (Tonkinésio) e as tartarugas pointed também aparecem com as cores tradicionais carapaça de tartaruga . As cores dos olhos devem ser como as correspondentes cores sólidas, dando-se preferência às cores mais vivas e carregadas. A quantidade de pigmento eumelanistico e phaeomelanistico é determinada ao acaso durante o desenvolvimento do embrião. Prefere-se um gato uniformemente malhado, com um bom delineamento entre as cores e uma risca bem distinta da cor phaeomelanistica no nariz (mancha branca da cabeça); contudo, a falta de conformidade com este ideal não deve ser considerada um grande defeito durante a apreciação. Um gato com um pigmento phaeomelanistico considerável é normal que apresente riscas tabby, especialmente dos lados. Isto é um defeito, mas não devia ser considerado grave visto ser pouco provável que a distribuição do vermelho e do preto passem de pais para filhos. Num primeiro olhar, estes gatos podem-se parecer com os torbies (tartaruga com tabby). Um exame cuidado da cor eumelanistica na barriga e nas patas deverá resolver este problema. ( No torby, a cor de fundo mais clara do tabby pode-se ver nestas áreas, enquanto que o tortie exibe a cor mais escura da divisão sólida.) A presença da cor creme na carapaça de tartaruga e na tartaruga chocolate deve-se ao padrão tabby residual visto nos gatos vermelhos. Mais do que um creme verdadeiro, esta cor é antes uma tonalidade mais clara do vermelho, é a cor de fundo vista no tabby vermelho. É tradicionalmente referida como creme mas não deve ser confundida com a diluição maltesa do vermelho como se vê na tartaruga azul. A presença ou ausência de manchas cremes é raramente determinada pela posição dos pontos phaeomelanisticos e não devia ser tomada em consideração na apreciação. As almofadinhas das patas e a pele do nariz devem ser de uma das duas ou de ambas as cores sólidas correspondentes. Muitas vezes nota-se um padrão manchado ou sarapintado nas patas, correspondendo ao padrão de cor do corpo. Medalhões ou manchas na barriga constituem uma desqualificação com excepção das raças das Categorias II e III que continuam a permitir as manchas brancas como defeito (Cornish Rex, Cymric, Manx, Devon Rex e Sphynx).
CORES POINTED CARAPAÇA DE TARTARUGA As cores carapaça de tartaruga também aparecem na Categoria Pointed. A cor dos olhos deve ser a mesma que nas cores sólidas pointed correspondentes (azul escuro). No momento, são reconhecidas as seguintes cores carapaça de tartaruga: A cor pointed será um estampado das cores correspondentes eumelanisticas e phaeomelanisticas (ver acima descrições das tartarugas). É de desejar que haja uma marca. As almofadinhas das patas e a pele do nariz devem apresentar-se num estampado nas cores sólidas apropriadas correspondentes.
DESCRIÇÃO DAS CORES: A cor do corpo deve ser a mesma que a cor point eumelanistica correspondente (i.e., cor de foca, azul, chocolate, cor de canela, lilás e cor de corço). Se houver algum sombreado, deve ser do mesmo tom das manchas. Deve-se fazer notar que o sombreado do corpo na tartaruga deve ser estampado.
CORES SÉPIA E MINK CARAPAÇA DE TARTARUGA As carapaça de tartaruga também aparecem nas cores sépia e mink. O padrão é como nas tartarugas tradicionais, contudo, as cores são as correspondentes mink e sépia. A cor dos olhos é como nas cores sólidas sépia e mink. A cor das almofadinhas das patas e a pele do nariz são estampadas nas cores sólidas apropriadas correspondentes.
DIVISÕES TABBY DESCRIÇÃO DOS PADRÕES Tabby Mackerel: Os lados do tabby mackerel devem ser uniformemente marcados com listras contínuas verticais com cor marcada e semelhantes às espinhas de um peixe, daí o nome. Há três linhas distintas mas que são muito finas e estão tão juntas que parecem ser uma só listra mais grossa. A cabeça tem marcas de sobrolho que se estendem desde as orelhas e parte de trás do pescoço até às linhas em espinha. As pernas devem ter marcas uniformes em forma de bracelete indo de encontro às marcas do corpo; a parte da frente do pescoço deve ter pelo menos um colar completo e a cauda deve ter marcas uniformes em anel. A parte de baixo do corpo deve ter filas de manchas da cor marcada mais escura normalmente chamadas de «botões de camisa».
Tabby clássico: O gato tabby deve mostrar um bom contraste entre a cor de fundo esbatida e as marcas escuras e bem marcadas. A cabeça deve ter marcas de sobrolho que se estendem desde as orelhas e através do pescoço até à «borboleta» nos ombros, que divide as linhas da cabeça das linhas da espinha. As linhas da espinha são as listras mais largas e distintas da cor marcada mais escura divididas por listras da cor de fundo mais pálida e vão da borboleta à cauda. O redemoinho no lado do corpo deve ser um circulo completo tendo no centro uma mancha de cor marcada completamente rodeada da cor de fundo. As pernas devem ter marcas uniformes em forma de bracelete indo de encontro às marcas do corpo; a parte da frente do pescoço deve ter pelo menos um colar completo e a cauda deve ter marcas uniformes em anel. A parte de baixo do corpo deve ter filas de manchas de uma cor marcada mais escura normalmente chamadas de «botões de camisa».
Tabby manchado: O gato tabby manchado é marcado com manchas da cor mais escura, mais proeminentemente nos lados do corpo. As manchas podem variar no tamanho e na forma, mas é dada preferência às manchas redondas e uniformemente distribuídas. As manchas não devem estar juntas formando um padrão mackerel entrecortado. Uma listra dorsal corre ao longo do corpo até à ponta da cauda. Esta listra é de preferência composta por manchas. As marcas do focinho e da testa devem ser típicas marcas tabby; a parte de baixo do corpo deve ter «botões de camisa». As pernas e a cauda são marcadas.
Tabby marcado: Este tabby tem marcas no pelo do corpo com várias tonalidades da cor marcada, com as pontas escuras e a parte de baixo do pelo da cor de fundo. O corpo pode exibir um quase imperceptível padrão linear fino resultando num efeito delicado de tweed, mas listras ou manchas distintas são consideradas defeito. A cauda, pernas e focinho têm pinceladas tabby. Também se podem ver frequentemente no espécime bem marcado umas marcas de colar.
Tabby agouti: O padrão tabby agouti é muitas vezes associado com a raça Abissínia. Idealmente devia apresentar-se com uma cor de fundo com as pontas mais escuras mais proeminentemente nas costas e na cauda. As pernas e o focinho podem ser levemente sombreadas nas pontas do pelo mas isto não se deve notar muito na barriga e no peito. A pontinha da cauda deve ser de uma cor mais escura. Listras ou barras são consideradas defeito embora algumas raças específicas possam permitir umas leves pinceladas no focinho, pernas e cauda. Também podem ser permitidas marcas de colar.
Tabby marmoreado: As marcas, se derivarem do gene do tabby clássico, devem ser invulgares e com a menor semelhança possível com o «olho de boi». O padrão deve , pelo contrário, dar a impressão de mármore, de preferência com um fluir horizontal quando o gato é esticado. A influência de listras mackerel verticais também não é desejável. Deve dar-se preferência a gatos com três ou mais tonalidades, i.e. cor de fundo, marcas e contorno escuro dessas mesmas marcas. O contraste deve ser extremo, com formas distintas e extremidades aguçadas. A barriga tem de ser às manchas. Cada um destes padrões ocorrem em todas as diluições tanto da série eumelanistica como da phaeomelanistica. O padrão de cor é semelhante ao correspondente sólido, enquanto que a cor de fundo é de uma tonalidade mais clara, frequentemente com um ligeiro tom avermelhado ou cor de corço. A cor dos olhos deve ser a mesma que as correspondentes sólidas, dando-se preferência às cores mais vivas e carregadas. Medalhões brancos e manchas na barriga constituem uma desqualificação com excepção das raças das Categorias II e III que continuam a permitir estas características como defeitos. Pode aparecer nos lábios e na parte superior da garganta um pigmento mais claro, quase branco. Dá-se preferência a gatos que não tenham esta característica mas tenham, pelo contrário, a cor de fundo na área do focinho.
DESCRIÇÃO DAS CORES:
CORES TABBY SÉPIA, MINK E POINTED As tabbies também aparecem nas cores sépia e mink assim como nas cores pointed, quando são referidas como Lynx Points. Os padrões Tabby Lynx Point não precisam de ser designados.
DIVISÕES PRATA E/OU FUMO Todos os gatos que tenham o factor inibidor (prata ou fumo) estão incluídos nesta divisão indiferentemente do padrão. O denominador comum dos pratas e fumos é um pelo inferior branco. Isto inclui as seguintes cores: Os tabbies são reconhecidos em todos os seis padrões (clássico, mackerel, manchado, marcado, agouti e marmoreado). O padrão agouti tem sido tradicionalmente reconhecido em dois graus de sombreado, o prata sombreado e o chinchila prateado, que se distinguem apenas pelo grau de ponteado, sendo o sombreado o gato mais ponteado. As duas gradações podem ser distinguidas para a inscrição e nas descrições dadas nos catálogos das exposições e nos livros dos juízes. Aplicam-se as mesmas descrições nas cores vermelha e creme phaeomelanisticas. Os termos "sombreado" e "concha" têm sido utilizados no passado para distinguir o grau de ponteado nestas cores. O sombreado também pode ser encontrado noutros padrões tabby dando mais uma aparência de fumo do que uma aparência sólida às áreas deste padrão. Os tabbies prateados, sombreados ou não, não são distinguidos para fins de exposição. A cor dos olhos de todos os gatos eumelanisticos da divisão prateada deve ser verde, excepto para aquelas raças em que a cor dos olhos é considerada independente da cor do pelo, sendo de preferir as cores mais vivas e carregadas. Os fumos são uma excepção visto que o cobre é a cor preferida para este padrão. As cores phaeomelanisticas devem ter olhos cobre. Os torties correspondentes podem ter olhos cobre ou verdes, embora se prefira o cobre. As almofadinhas das patas e a pele do nariz devem ser da mesma cor que as sólidas correspondentes ( para os fumos) ou as tabbies. O padrão tabby pode persistir nas cores fumo. Quando se deseja distinguir o gato não-agouti com padrão visível do gato tabby com o mesmo padrão, a designação " fumo tabby" mais do que " tabby fumo" pode ser usada. Isto é geralmente considerado um defeito em todas as raças que não exigirem especificamente padrões fumo. Em raças como o Mau Egípcio onde é útil fazer a distinção entre o padrão fumo não-agouti e o correspondente tabby prateado, a designação "fumo tabby" mais do que a designação "tabby fumo" pode ser usada. Assim, o peltre Mau Egípcio seria de um tabby fumo preto. FUMOS O gato deve ter a aparência do correspondente sólido a não ser que o pelo esteja separado e se veja a parte de baixo. Os gatos de pelo comprido podem exibir um rufo branco e borlas nas orelhas os quais não são visíveis nos gatos de pelo curto. A barriga e parte de baixo da cauda podem mostrar o pelo de baixo mais claro devido à diminuição dos pelos de resguardo nestas áreas.
DESCRIÇÃO DAS CORES:
Carapaça de Tartaruga: O gato deve apresentar ponteado com as cores e as marcas da tartaruga mas com uma parte de baixo do pelo branco prateado.
TABBIES PRATEADOS Os tabbies e torbies prateados apresentam padrões escuros distintos (mackerel, clássico, manchado, marcado) ou ponteado (sombreado e chinchila) numa cor de fundo do prateado claro ao branco. DESCRIÇÃO DAS CORES:
TORBIES PRATEADO Os torbies prateados são semelhantes aos tabbies prateados com a exceção de que os primeiros exibem tanto as manchas de cor eumelanisticas como as phaeomelanisticas, tal como as carapaças de tartaruga.
DESCRIÇÃO DAS CORES:
DOURADOS Os dourados não pertencem verdadeiramente à divisão prateada porque lhes falta a parte de baixo do pelo branca característica dos prateados e fumos. No entanto, foram postos nesta divisão no passado visto que os dourados surgiram tardicionalmente dos programas de criação dos prateados. Os dourados são, na verdade, tabbies sombreados com uma preponderância da cor de fundo sobre a cor das marcas. É considerado desejável um elevado grau de cor de ferrugem, dando tons amarelo-alaranjados ou dourados à parte de baixo do pelo. Devido ao programa de criação que deu origem a estes gatos, tanto é aceite a cor de olhos cobre/ouro do tabby castanho como o verde do tabby prateado. Os tabbies dourados competem numa classe de cor separada dentro da divisão tabby.
DESCRIÇÃO DAS CORES:
Tabby dourado: Parte de baixo do pelo vai do dourado ao amarelo-alaranjado, com um manto ponteado no tabby agouti ou marcas nos outros padrões que devem ir do bronze ao preto. Pode-se encontrar sombreado nos lados, focinho, cauda e pernas sendo a parte inferior do gato mais clara. O queixo deve ser creme. A barriga e o peito vão do dourado ao amarelo-alaranjado. O contorno dos olhos, dos lábios e do nariz deve ser preto e o centro do nariz deve ser vermelho tijolo. As almofadinhas das patas vão do cinzento ardósia ao preto. A ponta da cauda vai do bronze ao preto como se tivesse sido mergulhado em tinta. O efeito geral é de um dourado mais claro que o tabby castanho.
Torbie dourado: Semelhante ao torbie mas com tons quentes e sombreado do tabby dourado. TABBIES FUMO NÃO-PRATEADOS Além dos tabbies prateados mencionados acima com a parte de baixo do pelo branca resultando dos efeitos da prata, é também conhecido um grupo de cores psedo-fumo. O resultado é a parte de baixo do pelo branca vista nos prateados e fumos mais tradicionais, mas os gatos não apresentam o mesmo grau de inibição dos tons castanhos e vermelhos. Apesar de na maioria das cores os dois fenótipos serem difíceis de distinguir e assim não serem assim divididos em classes de cor separadas na apreciação, na cor total o resultado é antes o tabby castanho ou fumo torbie de preferência ao tabby ou torbie prateado. Este gato é normalmente bem distinto do correspondente prateado e por isso seria posto numa classe de cor diferente. CORES FUMO SÉPIA E MINK Estas cores são teoricamente possíveis e são aceites nas raças que as permitem, contudo, a esta altura não existem gatos suficientes destas descrições para permitir uma definição completa das cores. Serão providenciadas descrições se e quando se verificar um interesse verdadeiro em desenvolver estas cores.
CORES FUMO POINTED Sabe-se que existem os equivalentes pointed das cores prata/fumo. A cor dos points corresponde idealmente à cor tradicional com uma cor do corpo mais clara e com olhos azuis tal como noutras cores pointed.
DIVISÕES PARTICOR (BRANCO E QUALQUER OUTRA COR) Qualquer cor das outras divisões pode ocorrer com manchas brancas. São reconhecidos três padrões de branco: Padrão luva: Um gato predominantemente colorido com branco limitado às patas, pernas de trás, barriga, peito e queixo na maior parte dos espécimes. Este gato é tipicamente 1/4 branco. Padrão bi-color: Um gato que tem a cabeça e o dorso coloridos com as pernas, patas, os flancos e a parte de baixo brancos. Uma marca branca com o padrão "V" invertido é visto frequentemente. Podem aparecer várias marcas de branco e pigmento, mas o gato é geralmente 1/3 ou 2/3 branco. Padrão arlequim: Um gato predominantemente branco com manchas coloridas. Estas manchas encontram-se geralmente na cabeça, dorso e cauda mas podem também involver as pernas e as patas. O padrão dianteiro (gorro e cauda coloridos) é uma expressão extrema. Os vários padrões malhados competem para a melhor cor com base na cor das áreas pigmentadas. A cor dos olhos deve ser a mesma do que seria a cor correspondente do pelo sem as manchas com a exceção dos olhos azuis e dos olhos desemparelhados (um azul e outro cobre, dourado ou verde) que também são aceites. Os olhos azuis e os desemparelhados têm mais possibilidades de ocorrer nos gatos com mais quantidade de branco. As almofadinhas das patas e a pele do nariz podem ser rosadas e/ou da cor associada à cor do corpo. Uma determinada almofadinha ou porção da pele do nariz pode ser de uma única cor ou estampada com as duas cores. Em gatos baseados nos torties, as manchas eumelanisticas e phaeomelanisticas podem variar consideravelmente no tamanho. Os gatos com maiores quantidades de branco tendem a ter menos manchas mas maiores (e.g., o calico) enquanto que os gatos com menor quantidade de branco têm maior possibilidade de ter manchas coloridas mais pequenas (e.g., os carapaças de tartaruga e brancos). Dá-se preferência às marcas mais evidentes, vivas e distintas.
DIVISÕES COMPETIÇÃO
Divisões Competidoras no Campeonato. Existem vinte divisões na TICA para competir no campionato. Estas são determinadas pela combinação de quatro categorias de cor com cinco divisões de padrão. As quatro categorias de cor são: Tradicional, Sépia, Mink e Pointed. As cores da categoria Tradicional são: branco, preto, azul, chocolate, cor de canela, lilás, cor de corço, vermelho e creme. As cores da categoria Sépia são as cores sépia mais frequentemente associadas com as Burmese (sable, sépia azul, etc.) e as cores mink são aquelas mais frequentemente associadas com as Tonkinesias (i.e., mink de foca, mink azul, etc.). Se o termo "sable", "sépia" ou mink não for mencionado na cor, esta não pertence à categoria sépia ou mink. As cores da categoria Pointed são aquelas que se usam para descrever as raças Siamesas ou Himalaias (i.e., point de foca, point azul, etc.).O termo "point" é uma parte do nome da cor. As cinco divisões de padrão são: Sólida, Carapaça de Tartaruga, Tabby, Prata/Fumo e Particor. Quando combinadas com as quatro categorias de cor, o resultado são vinte divisões competidoras:
Exemplo: Os seguintes Tonkinésios entram numa exposição: sépia de foca, sépia lilás, mink azul, mink chocolate, point azul e point lilás. O sépia de foca e o sépia lilás são sólidas sépia; o mink azul e e o mink chocolate são sólidas mink. O point azul e o point lilás são sólidas pointed. Por isso, há três divisões a competir e não duas.
Divisões Competidoras de Animais de Estimação.
Não há "categorias de cores" para os animais de estimação como há para os gatos de campeonato. Devem ser usadas as seguintes "regras práticas" para determinar as divisões dos animais de estimação: 1) TODOS os gatos pointed ( sem branco), incluindo os gatos prateados ou sombreados pointed, são julgados na divisão POINTED. Os gatos pointed NÃO são separados em sólidos point, lynx point, tortie point, etc. Se for point e tiver olhos azuis, é julgado na divisão pointed. 2) Os gatos chinchila, sombreados ou fumo incluindo os dourados são julgados na divisão SOMBREADA. 3) TODOS os tabbies, prateados ou não, são julgados na divisão TABBY. Não esquecer, TORBIES ou TABBIES. SE PARECE UM TABBY, É JULGADO COMO TAL. 4) Os gatos que parecem sólidos a não ser por um medalhão branco são julgados na divisão SÓLIDA (não na divisão Sólida e branca).
|
Send mail to cfeijoo@ip.pt
with questions or comments about this web site.
|